José Maria Rosa Tesheiner



joseout2004Nascido em Bento Gonçalves - RS, em 30.8.34, filho de Antônio Tesheiner e de Josephina Pallauro Tesheiner.
Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, turma de 1960.
Pretor, na comarca de Não Me Toque - RS, 1961-3.
Inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil como advogado, exerceu essa função desde 1963 até 1978.
Admitido, em 16.1.63, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, para exercer a função de Instrutor do Ensino, no Serviço de Assistência Judiciária da Faculdade de Direito, passou depois a lecionar Direito Judiciário Civil e Teoria Geral do Processo. Aposentado como Professor Adjunto, em 4.7.95.
Investido, em março de 1967, em cargo de Consultor Jurídico do Estado, após aprovação em concurso público de provas e títulos.
Dirigente da Equipe de Assuntos Tributários da Consultoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul, 1971-2.
Coordenador da Unidade de Defesa Judicial da Consultoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul, 1972-4.
Nomeado Consultor-Geral do Estado, após aprovação pela Assembléia Legislativa, exerceu esse cargo de maio de 1975 a outubro de 1978.
Curso de Especialização em Processo Civil, na Faculdade de Direito da UFRGS, concluído com a apresentação da tese intitulada "Medidas Cautelares".
Livre Docente e Doutor em Direito, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, após concurso em que defendeu a tese intitulada "Coisa Litigiosa".
Investido em cargo de Juiz de Alçada, como integrante da classe dos Advogados, em 4.10.78.
Presidente do Tribunal de Alçada do Estado do Rio Grande do Sul, de 6.4.81 a 6.4.83. Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul de 29.8.94 a 3.2.98, data em que se aposentou.
Professor no Programa de Pós-Graduação em Direito da PUC-RS, desde 10.8.98.
"Prêmio Mestre Jurídico - Orlando de Assis Corrêa", outorgada pela Escola Superior de Advocacia (OAB-RS), recebido em 10.12.2003.
01.12.04 - Lançamento do livro: AMARAL, Guilherme Rizzo & CARPENA, Márcio Louzada (coord.). Visões críticas do processo civil brasileiro - uma homenagem ao Prof. Dr. José Maria Rosa Tesheiner. Porto Alegre, Livraria do Advogado. 2005. Com textos de Daisson Flach, Daniel Francisco Mitidiero, Guilherme Rizzo Amaral, Guilherme Tanger Jardim, Hermes Zaneti Junior, Jair Pereira Coitinho, João Paulo Lucena, Júlio Cesar Goulart Lanes, Márcio Louzada Carpena e Valternei Melo de Souza.
III Jornadas de Processo e Constituição em homenagem ao Prof., José Maria Rosa Tesheiner, de 19 a 21 de abril de 2007, realização do Centro Acadêmico André da Rocha, do Curso de Especialização em Processo Civil da UFRGS e da Fundação Escola Superior do Ministério Público.

Integral disponível em http://lattes.cnpq.br/8610959888090696 

Publicação do Grupo de Pesquisa “Fundamentos do Processo Civil Contemporâneo”, linha de pesquisa: “Processo Coletivo”, vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, liderado pelo Professor Hermes Zaneti Jr.

A linha de pesquisa processo coletivo é coliderada pelo Professor Antonio Gidi. Universidade de Syracuse/EUA.

Editor: Hermes Zaneti Jr.

Ex-editores Professor José Maria Tesheiner e Mauricio Matte.

Acesse o grupo de pesquisa