Editorial n. 2


Publicado no Editoriais

Processos coletivos é uma revista científica, com periodicidade trimestral, para a publicação de artigos de doutrina pertinentes à sua linha editorial, qual seja, os processos coletivos em sentido amplo, considerados como tais, por exclusão, os que não tenham natureza individual.

Nesse sentido, incluem-se, aí, tal como na obra de Teori Albino Zavascki (Processo coletivo – Tutela de direitos coletivos e tutela coletiva de direitos.

São Paulo: Revista dos Tribunais, 2006) a ação popular, a ação de improbidade, o mandado de segurança coletivo, além dos chamados processos objetivos: a ação direta de inconstitucionalidade, a ação declaratória de constitucionalidade e a argüição de descumprimento de preceito fundamental.

Convém, porém, que uma revista publicada na Internet seja dinâmica e interativa.

Por isso, estamos hoje lançando uma nova seção, intitulada "Ponto e Contraponto", para publicação até mesmo diária de textos de nossos colaboradores, sobre temas de Direito em geral, os quais poderão receber comentários de nossos leitores.

Destacamos, a propósito, a participação de nosso colega de magistério, Dr. Daniel Mitidiero, que escreverá todas as segundas-feiras.

Porto Alegre, 12 de maio de 2010
Prof. José Maria Rosa Tesheiner
Editor

Artigos Relacionados